Radio Sta Terezinha Fm Online

Radio Sta. Terezinha Fm

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Mozilla Firefox v.19.0


novo Mozilla Firefox 

19.0

Firefox é um dos navegadores mais populares da web e o principal produto da Fundação Mozilla, a sua mantenedora.
O aplicativo, além de figurar como um dos principais browsers do mundo, é costumeiramente apontado como o mais bem-sucedido projeto de software livre do planeta.
Mantendo o planejamento de atualizações em curtos ciclos de desenvolvimento, a Mozilla acaba de anunciar uma nova versão do seu browser, que traz, como de costume, diversas correções de bugs e melhorias de desempenho. Contudo, a grande novidade desta edição do Firefox é a adoção do seu tão esperado leitor de documentos em PDF.


No último capítulo...

Em sua edição anterior, o navegador da Raposa passou a oferecer maiores funcionalidades para os desenvolvedores, favorecendo o desenvolvimento de aplicações e serviços para a internet, como a adoção de uma nova engine para JavaScript, que melhorou o seu desempenho em até 26% na execução de códigos desenvolvidos nessa linguagem.
Outra notícia boa foi que o Firefox adotou o suporte ao WebRTC (Web Real-Time Communication), que dá ao navegador a capacidade para conversas VoIP, chats ou conferências de vídeo sem a necessidade de plugins ou softwares de terceiros.
A respeito da segurança de navegação, o Firefox passou a contar com um mecanismo que bloqueia a atuação de plugins vulneráveis sem a autorização do internauta, e o seu sandbox está ainda mais preciso na identificação de malwares.




As novidades

Como de praxe, o Firefox traz uma série de aperfeiçoamentos e novidades. Entre eles, estão a correção de três bugs relevantes: a falha relacionada ao WebGL que limitava a exibição de determinadas páginas da web; o erro que impedia a inicialização do browser no modo privado; e o problema responsável pela baixa qualidade de renderização de plugins externos em aparelhos com o sistema operacional da Apple e tela Retina.
No tocante aos desenvolvedores e programadores, o navegador da Raposa aprimorou o seu suporte para a linguagem HTML5 e adotou o recurso Remote Web Console, o qual possibilita que o browser seja conectado à sua versão para Android e ao Firefox OS. Além disso, a Fundação Mozilla garante que a inicialização do seu navegador está ainda mais rápida.

A grande novidade

Contudo, o maior e mais aparente destaque da nova edição do Firefox é, sem dúvida, o leitor de arquivos PDF. A ferramenta de leitura já existe no browser desde a sua 15ª versão em caráter experimental, mas só agora ela foi adotada como padrão — evitando a necessidade de instalação de complementos como o Adobe Reader e o Foxit PDF Reader.





Assim, como já acontece no Google Chrome, você poderá abrir e visualizar documentos no formato PDF sem abrir um segundo aplicativo ou sobrecarregar o navegador com a execução de extensões — um pedido antigo dos adeptos do navegador da Raposa.
O leitor é acionado automaticamente quando você tenta abrir um documento desse tipo baseado na web ou quando um arquivo com essa extensão é arrastado para uma aba do browser. O recurso conta com as funções de zoom, transição de páginas, impressão, download e barra de navegação por miniaturas ou tópicos, se disponível no documento original.

Configurações avançadas

Alguns dos recursos avançados do navegador da Raposa não são habilitados por padrão. Contudo, você pode acessar essas configurações digitando about:config na barra de endereço. Nessa seção, você pode encontrar funções como:
  • A ativação do suporte ao WebRTC citado anteriormente, alterando as chaves “media.peerconnection.enabled”, “media.navigator.enabled” e “media.navigator.permission.disabled” para o valor “True”;
  • A entrada “layout.css.flexbox.enabled” permite a utilização do chamado CSS flexbox;
  • O item “devtools.inspector.markupPreview” possibilita a visualização de uma  nova ferramenta direcionada para os desenvolvedores e facilita a edição do código em sistemas web;
  • A chave “security.mixed_content.block_active_content bloqueia qualquer conexão http quando há alguma página https sendo exibida (página de bancos, por exemplo), ficando mais difícil alguém invadir a sua máquina e roubar os dados de acesso de alguma conta importante;
  • A funcionalidade Remote Web Console pode ser habilita por meio da opção “devtools.debugger.remote-enabled”.



0 comentários:

Postar um comentário